SINDBIOMÉDICOS DF: ATUAÇÃO EM DEFESA DOS BIOMÉDICOS PROFISSIONAIS
Do Histórico de Luta à atualidade: o Biomédico (a) na SES/DF, as vitórias jurídicas na Imaginologia e Estética, bem como a integração com os estudantes de Biomedicina do DF.
Fundado em 27 de maio de 2008, há quase 20 anos, sua existência partiu de um aforismo, um pensamento recorrente, tornar a Biomedicina plenamente reconhecida. Essa era a reflexão da nobre fundadora Dra. Socorro Veras: “o que me fez lutar por uma Biomedicina reconhecida e respeitada em Brasília? Foi a percepção da falta de apoio local ao profissional biomédico, a humilhação de ter cursado uma universidade federal em um curso, sem que a sociedade local conhecesse o que fazia um biomédico e sem o reconhecimento dos órgãos públicos”.
Ainda em 2012, iniciou-se a luta na Câmara Legislativa do DF e nos órgãos públicos para a inclusão do profissional Biomédico nos cargos públicos. Muitas portas foram batidas sem sucesso, mas a persistência levou-nos ao então deputado Dr. Márcio Michel, cujo apoio e incentivo culminaram numa luta incansável, pois a concorrência no mercado de Análises Clínicas impedia o progresso dessa luta. Foi exatamente a união dos profissionais, coordenadores dos cursos de Biomedicina, professores e estudantes com o Sindicato, que nos levou à vitória. Em 12/12/2012, conseguimos a aprovação do PL 1293 que indicava ao Executivo a inclusão do profissional na SES/DF. Em 25/04/2013 foi publicada no Diário Oficial a lei n° 5.019 do Executivo do Distrito Federal a inclusão do Biomédico no serviço público do Distrito Federal. Em setembro de 2014 aconteceu o sonhado concurso para a classe Biomédica na SES/DF e finalmente, em 27/04/2016, tomaram posse os primeiros concursados Biomédicos (as).
Em 2016, duas ações fundamentais e assertivas nas áreas de Imaginologia e Estética: (1) ação judicial contra o Conselho dos Técnicos de Radiologia com liminar em favor dos Biomédicos da Imagem; (2) em defesa dos Biomédicos Estetas para derrubar uma liminar que impedia o exercício legal de procedimentos invasivos não-cirúrgicos.
O SindBiomédicos/DF atualmente se dedica a promover a integração entre a Instituição e os Estudantes para fortalecimento da profissão, fazendo visitas, promovendo encontros e Rodas de Conversa juntamente ao Conselho (CRBM-3) e a Associação dos Biomédicos DF. Sem cessar, buscamos meios de acompanhar o dinamismo e a força biomédica nascente nas faculdades do DF.
Em 2024 lançamos a TRIPBIOMED, um projeto que propõe experiência acadêmica e memória afetiva inesquecíveis aos estudantes e profissionais, uma imersão no XVIII Congresso Brasileiro de Biomedicina, no Rio de Janeiro de 22 a 27/10/2024, com 45 caravaneiros confirmados. Também instituímos o Clube do Livro Biomédico, o BiomedBook, com sorteios mensais gratuitos em nosso Instagram, uma extensão ao que os alunos veem em sala de aula ou que não fazem por não terem previsão nas ementas das disciplinas. É uma nova forma de aprofundamento ou revisão, projetada para ser divertida, haja vista que os formatos de curadoria abrangem vários gêneros textuais, como quadrinhos e Grafic Novels sempre com temática relacionada à Biomedicina e Ciência. Inspirados em Francis Bacon que dizia que “o conhecimento é em si mesmo um poder”, conosco, queremos que os estudantes “Ousem saber, conhecimento é poder!”.
Quanto aos Filiados, estamos intensificando nossa carteira de convênios. Instituímos o Clube Biomed+, com sorteios mensais exclusivos aos sindicalizados ativos em suas mensalidades. Propomos construir memórias afetivas, vivências pessoais, subjetivas, mas sempre com a cena biomédica se desenvolvendo por nós. Todos os meses projetamos um encontro para o filiado que emana Ciência, Gastronomia, Arte e Cultura. Pode ser até simples, mas o tornamos marcante. A simplicidade é o selo da verdade! Em respeito ao compromisso que temos com a transparência, todos os meses são publicadas no grupo de Whatsapp denominado “Filiados Ativos”, as respectivas prestações de contas, com o registro de todas as entradas e saídas, bem como a movimentação financeira geral de nosso Sindicato. Qualquer interessado também pode solicitar essa informação através de nosso e-mail a mesma, sindbiomedicosdf@gmail.com .
Ah, não podemos esquecer! Em 2024 implementamos um desconto na mensalidade exclusivo para os recém-formados. Os mesmos podem usufruir de todos os benefícios de um autêntico filiado com 50% de desconto na mensalidade, no primeiro ano e, caso precise, por até 2 anos após formado! Pagando apenas R$ 25,00 por mês, os filiados têm direito a assessoria contábil, a convênios com as Faculdades Parceiras que oferecem desconto em seus cursos e ainda participa do Clube Biomed+, com sorteios exclusivos aos Filiados envolvendo Ciência, Gastronomia, Arte e Cultura! Estamos ativos e muito próximos nas Plataformas de Redes Sociais, toda e qualquer novidade é lançada primeiramente em nosso Instagram: @sind.biomedicosdf.
Reconquistamos a representação do Biomédico no Conselho de Saúde do DF, instância máxima de deliberação do Sistema Único de Saúde (SUS), de caráter permanente e deliberativo, que tem a missão de deliberar, fiscalizar, acompanhar e monitorar as políticas públicas de saúde. É competência do Conselho, dentre outras, aprovar o orçamento da Saúde do DF e acompanhar a execução orçamentária. Também cabe ao pleno do CSDF a responsabilidade de aprovar, a cada quatro anos, o Plano de Saúde do DF.
Essa é uma pequena síntese de uma bela história de luta, do nosso DNA de luta! O Sindicato é a entidade que faz dos descontentamentos dos trabalhadores Biomédicos a oportunidade de transformá-los em pautas, projetos e, caso a mobilização seja intensa, em direitos. Contribuir com o Sindicato é fortalecer meios verdadeiramente combativos no processo de negociação dos direitos. É a insistência, a persistência, a firmeza e a resistência que fortalecem a Biomedicina, a profissão predestinada ao sucesso.
Dr. Carlos Roberto de Souza Filho, atual Presidente do SindBiomédicos/DF (2024-2026)
Ex-presidentes: Dra. Maria Augusta, Dra. Socorro Veras, Dra. Veralúcia Rodrigues, Dr. João Alves (in memoriam), Dra. Daniele Batista e Dr. Bruno Lacerda.